Operação Verão 2019 em apenas 4 passos

O ano já vai quase a meio e o Verão aproxima-se a passos largos. Esta é aquela altura em que nos arrependemos amargamente de todos aqueles dias frios em que ficámos no sofá a ver TV e encomendámos pizza. Ou daquele ovo de Páscoa a mais (shush, ninguém viu!). Então, entramos no dia D: a Operação Verão 2019 começou.

1. Snacks saudáveis

Os lanches a meio da manhã e a meio da tarde são a parte que mais negligenciamos na dieta. Isto é, até cumprimos na hora de escolher um bife de peru com salada para o almoço. Mas quando chegam as três da tarde e começamos a ter fome, nada se mete entre nós e o pacote de bolachas da vending machine. Ele está a olhar para nós, nós estamos a olhar para ele… é amor à primeira vista! É por isso que a maioria das pessoas não perde tanto peso quanto gostaria: mesmo que cumpra a dieta às refeições principais, acaba por cair na tentação com os snacks errados. Por isso, se quer perder peso, não se pode esquecer de planear snacks saudáveis para o dia-a-dia: bolachas de água e sal, fruta, frutos secos, barritas de cereais ou granola caseira, queijo fresco, etc.

2. Exercício físico localizado

É importante fazer exercício físico regular. Claro que correr ou andar é um bom começo – e se tiverem actividade física regular ao longo do ano, em 2020 podem saltar este passo. Mas se agora não estão na forma física ideal, não podemos menosprezar a importância do exercício físico localizado. Falamos dos abdominais, dos burpees, das pranchas, dos lunges e todos esses exercícios que vão trabalhar os músculos abdominais e tornear as pernas. A boa notícia é que pode fazer estes exercícios de peso corporal em qualquer lugar. Não precisa de se inscrever num ginásio se não quiser!

3. Evitar consumir álcool

Chegamos ao inimigo número um da Operação Verão 2019: as gorduras. Quando fazemos exercício físico o nosso corpo começa por desgastar os hidratos de carbono, e só depois vai para as gorduras e para as proteínas. As proteínas têm a qualidade redentora de se transformar em músculo, mas as gorduras são mais teimosas. É por isso que aquele “pneu” dura mais tempo do que qualquer dieta. Mas então, porque falamos do álcool? Porque o álcool faz com que não consigamos queimar as gorduras. Não é por acaso que as “barrigas de cerveja” são tão famosas: é mesmo verdade.

4. Hidratação, hidratação, hidratação!

A melhor dica para o tempo quente: mantenha o seu corpo hidratado e faça reposição de líquidos. No Verão perdemos mais líquidos através da sudação, e o nosso corpo sofre naturalmente com o calor. Por isso, beber água, chás e infusões sem açúcar é essencial para manter a pele hidratada e evitar os lábios secos. Além disso, é muito saudável, não engorda e ajuda a encher o estômago quando o porção do prato é, bem, um bocadinho mais pequena do que o habitual. 😉

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