Um dia podia ter 25 horas, e não seria suficiente

O que faria se o seu dia tivesse 25 horas? Mais 1 hora por dia, 7 horas extra por semana? O que faria com elas? Seriam suficientes para tomar conta de todas as tarefas que vai deixando pendentes, que vai deixando acumular? Provavelmente, não. Quanto mais tempo temos, mais afazeres vamos acumulando.

Acordamos de manhã, corremos para preparar o pequeno almoço, deixar os miúdos na escola e sair para o trabalho. A lista de coisas por fazer: a roupa por lavar, a limpeza da casa e rever a matéria para o teste de matemática do mais velho. No trabalho, emails para responder, deadlines para cumprir e horas a menos para fazer tudo a tempo. Mas o dia chega ao fim e voltamos para casa: horas perdidas no trânsito, o jantar para fazer e as tarefas que ficaram de manhã.

O problema é que o tempo não para. A lista pendente de tarefas vai aumentando e o stress vai-se acumulando. O Sol nasce de novo, e com ele mais e mais coisas para terminar. É por isso que é tão importante definir prioridades. Em que tarefas vale a pena investir o meu tempo e a minha energia? Que problemas merecem o meu esforço e atenção? O que posso fazer para gerir melhor o meu tempo?

Temos tão pouco tempo que há coisas que não valem a pena o aborrecimento ou a preocupação. Outras estão no fundo da lista de prioridades: e é por isto que é preciso saber delegar. Partilhar responsabilidades com outras pessoas no trabalho, fazer com que a tecnologia trabalhe a nosso favor e contratar ajuda externa quando é preciso. Não temos de ser os super-heróis responsáveis por tudo: não somos piores pais por encomendarmos comida ao domicílio ou por não termos tempo para estudar com os nossos filhos. O que é que vocês acham?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s