Step-by-step: Como Restaurar Móveis em Madeira

“O velho é novo outra vez.” A decoração com detalhes vintage está na moda, é económica e amiga do ambiente. Restaurar aquela mesinha que herdou da avó, aquela estante que mudou de cor com o Sol ou transformar aquela cómoda de que nunca gostaram muito é uma boa forma de poupar em móveis novos, evitar o abate de novas árvores e, claro, dar um cunho pessoal na decoração. O melhor de restaurar móveis em madeira? É super fácil de fazer!

#1 Escolher o móvel e traçar o plano

O primeiro passo é, obviamente, escolher o móvel que querem restaurar. Pode ser um tesouro de família que sempre quiseram restaurar, um móvel que encontraram no lixo ou uma “pechincha” em segunda mão. Depois, é hora de traçar o plano! Que cor ficará bem aqui? Pintamos de branco? Mudamos os puxadores? Restauramos para ficar idêntico ao original? Tentem visualizar o móvel que vão restaurar em diferentes cores e com diferentes acabamentos.

#2 Seleccionar os materiais

Depois de ter a visão para restaurar o móvel, deve escolher os materiais. Faça uma lista de tudo o que vai precisar – por exemplo, lixa, primário, tinta para madeiras, verniz, dobradiças, puxadores, compassos, etc. Relativamente às tintas, o melhor é fazer uma visita às lojas para ver a cor ao vivo, em vez de encomendar online.

#3 Preparar a madeira

Como vai estar a mexer com restos de madeira e tintas, prepare uma zona de trabalho. Forre o chão com jornais ou cartões velhos para não sujar nem riscar o chão. Como a tinta para madeiras é bastante forte, convém ser um sítio arejado. Depois, lixe a superfície de madeira. Se houver algum buraquinho ou um corte na madeira, podem usar massa para reparar a madeira e encher essas falhas.

#4 Aplicar o primário e pintar

Agora que a madeira já está pronta a ser pintada, vamos aplicar o primário. Isto serve para retirar resquícios da tinta e da cor anterior. Depois de apagar a tinta anterior com o primário, podemos dar a primeira demão. É normal que a cor não fique muito intensa ou sólida à primeira demão. Esperem um dia para secar e dar uma segunda demão. Se estão a usar cores claras, é normal precisar até de uma terceira! Quando acabarem de pintar, limpem o excesso de tinta antes de secar com um farrapo velho.

#5 Envernizar & Toques Finais

Não é obrigatório envernizar a madeira, mas a verdade é que dá outro acabamento à pintura! Um verniz transparente vai dar outro brilho à madeira e acaba por proteger o móvel (há menos probabilidade de riscar ou de manchar). A alternativa é encerar, porque basta espalhar a cera uniformemente pelo móvel usando um pano. Se tenciona trocar os puxadores ou fazer qualquer outra alteração final, é agora!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s