Como tirar nódoas dos tapetes e carpetes

No inverno, não há nada mais confortável do que andar descalço em cima de um tapete felpudo. Mas depois de meses a chegar a casa e a pisar no tapete, de ocasionalmente servir de cama para o cão e daquela mancha de vinho tinto (ooops!), o mais provável é que precise de uma valente limpeza. Por ser uma questão de limpeza e de higiene, hoje vamos falar de como tirar nódoas dos tapetes e das carpetes.

Limpeza profissional.

Muitas vezes, limpar os tapetes envolve levá-los a uma lavandaria e fazer limpezas dispendiosas a seco. Se já não se lembram da última vez que limparam os tapetes, então é normal que precisem desse tipo de limpeza profunda. Essa também é a única alternativa viável se o tapete estiver muito manchado, porque a lavandaria vai usar produtos específicos para tirar as nódoas.

Como limpar tapetes em casa?

No entanto, as dicas que vamos dar hoje focam-se na limpeza caseira dos tapetes. Se forem fazendo limpezas regulares e nunca deixarem acumular muita sujidade, podem manter os tapetes limpos e passar anos sem ter de levá-los à lavandaria.

> Manchas antigas em tapetes e carpetes

Quanto mais antiga for a mancha, mais difícil é de remover. Por isso, as manchas antigas em tapetes e carpetes são as piores que vamos encontrar. Ainda assim, há uma “mezinha” caseira que vale a pena experimentar: misturar 2 colheres de sopa de detergente e 3 de vinagre num litro de água morna. Depois, vão passando a mistura com um pano limpo no tapete ou na carpete, até que comece a esbater. Passem água limpa e deixem secar.

> Manchas novas

Para as manchas novas, há várias fórmulas que podemos seguir:

  • a mais simples é passar por água limpa, deixar ficar alguns segundos e limpar com uma esponja.
  • a seguinte é misturar 2 colheres de sopa de detergente com 3 colheres de vinagre de vinho num litro de água morna e limpar com uma toalha velha, tal como se fosse uma mancha antiga.
  • se não tiverem detergente, pode usar um litro de água morna com 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco e sabão neutro.

> Limpar todo o tapete

Para limpar todo o tapete ou a carpete, pode usar qualquer uma das receitas que mencionamos acima. Deixem a mistura num recipiente e tenham outro com água limpa. Depois, mergulhem uma escova ou uma esponja na mistura de limpeza (a escova deve ficar apenas humedecida). Escovem cuidadosamente uma parte do tapete e passem a escova em água limpa. A seguir, passem para a próxima. Deixem secar. A escova vai limpar até os tapetes mais densos, porque o vinagre funciona como um desinfectante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s