Plano alimentar para evitar o efeito yo-yo no seu peso

Está com problemas em controlar a alimentação? Deixamos um plano alimentar que pode seguir, para se sentir bem e manter um estilo de vida mais saudável. Estas são algumas sugestões retiradas da nossa experiência pessoal. No entanto, saiba que a forma mais segura, mais sustentável e saudável de fazer dieta é consultar um ou uma nutricionista.

O efeito yo-yo no peso é bastante comum nas mulheres que tentam perder peso. Este efeito nada mais é do que perder e aumentar de peso várias vezes sucessivamente. A culpa deste fenómeno é (rufar de tambores…) das dietas desequilibradas que circulam pela internet, pela boca das amigas ou mesmo em livros. 

Saiba quantas calorias precisa diariamente

Existem alguns simuladores online que lhe vão ajudar a compreender a quantidade de calorias que precisa de ingerir diariamente para manter, perder ou ganhar peso. Um nutricionista também irá ter este cálculo em mente quando sugerir o seu plano alimentar. Este número varia com o género, com a idade e com atividade física. Depois de ter este valor, o seu plano alimentar será calibrado para ajudá-la a perder peso de forma sustentável. 

Reduza o número de calorias gradualmente

Imagina que precisa de ingerir 1700 calorias por dia para manter o peso. Se só ingerir 900, vai passar fome e isso simplesmente não é sustentável. O segredo de perder peso de forma sustentável é ficar um pouco abaixo das calorias que realmente precisa (200 ou 300 kcal), isto é, a diferença suficiente para não querer abandonar a dieta.

Porções no prato

O prato tem de estar equilibrado entre os 3 macronutrientes: proteína, hidratos de carbono e lípidos. Está indicado, cientificamente, que a proteína e os lípidos devem perfazer 50% do prato (25%+25%) e que os hidratos devem perfazer os restantes 50%. Nos hidratos estão incluídos os vegetais, os grãos (arroz, massa, pão…), as leguminosas e as frutas. É importante manter porções equilibradas para emagrecer de forma sustentada e manter o peso.

De resto, a última dica que lhe posso dar para evitar ganhar peso depois de uma dieta é começar a desconfiar das dietas maravilha. Se lhe parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente é. O que realmente funciona é procurar profissionais de qualidade que a consigam indicar o melhor caminho. Por vezes este caminho não é só comer melhor e fazer exercício – há questões médicas que podem estar envolvidas na equação. Boa sorte!

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