Se tem jardim e vai de férias, não se esqueça disto

Antes de ir de férias, há três coisas de que não nos podemos esquecer. A primeira é procurar um cuidador para os nossos animais de estimação. A segunda é deixar a casa em segurança, com as janelas trancadas e o alarme ligado. E a terceira é procurar alguém que cuide das plantas  e do jardim. Desengane-se quem pensa que isto é um preciosismo: é imperdoável deixar as plantas privadas de água em plena onda de calor. 

O ideal é pedir a algum amigo ou familiar, ou até contratar um jardineiro, para regar o jardim e os canteiros pelo menos uma vez por dia – idealmente, ao início do dia ou ao fim da tarde. Isto vai garantir que não voltam para um jardim seco e amarelo-torrado, sem sombra de verde à vista. O tempo que as plantas sobrevivem sem água é muito variável, pois depende da espécie. Mas a relva e a maioria das flores sobrevivem poucos dias sem água. 

Se têm plantas dentro de casa, podem deixar os vasos num canteiro, nas escadas de entrada ou numa varanda acessível. Isto tem duas vantagens: por um lado, garante que apanham Sol (se deixar a casa completamente fechada as plantas vão ficar privadas de Sol, o que também acaba por matá-las); por outro, ajuda a que ninguém se esqueça de as regar todos os dias. 

Mas se acham que isto tudo é demasiado trabalho, ou se as vossas plantas acabam por nunca sobreviver muito tempo, talvez o melhor seja procurar um jardineiro em Lisboa ou um jardineiro no Porto que vos ajude a escolher espécies que sobrevivem ao “esquecimento crónico” – isto é, plantas que exigem muito pouca manutenção e que podem passar dias sem água.

Finalmente, lembrem-se que os jardins molhados e cuidados podem servir como uma barreira corta-fogo. Os galhos das árvores à volta de casa devem estar bem podados, o piso deve estar limpo e a própria relva molhada pode evitar que o fogo chegue até à casa. Além disso, deve preferir espécies resistentes, como os sobreiros, em vez de árvores e arbustos cujas folhas espalham os fogos (como os “famosos” eucaliptos, por exemplo). 

Bem, só falta acrescentar uma coisa: boas férias!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s