Como combater a depressão pós-férias

Pode parecer contraditório, mas as férias podem causar depressão. Apesar de serem a altura do ano em que tiramos alguns dias para nós, para descansar e estar com a família, a ansiedade de regressar ao trabalho pode resultar em stress ou depressão. Mas o que podemos fazer para suavizar este regresso ao trabalho e evitar a depressão pós-férias?

Aproveitar cada dia de férias: carpe diem 

Enquanto estão de férias, não pensem no trabalho que vai ter à sua espera quando regressar ao escritório ou em tudo o que tem de organizar. Carpe diem! Se estivermos a preocupar-nos por antecipação, a ansiedade começa a acumular-se e acabamos por cair na depressão e na tristeza mais tarde. 

Expectativas realistas

Às vezes passamos tanto tempo à espera das férias que criamos expectativas irrealistas – que vamos conseguir fazer imensas coisas, que vamos ter dias de praia maravilhosos, que as fotos vão ser tão boas como as que vimos no Instagram. Mas quando essas expectativas saem goradas, ficamos frustrados e voltamos ao trabalho com vontade de “refazer” as falsas.

Aprenda a relaxar e a meditar

É importante aprender a relaxar no dia-a-dia, especialmente em situações em que se sente sob stress. Um dos truques mais comuns é aprender exercícios de respiração com a ajuda de aulas de yoga. Nos primeiros dias de regresso ao trabalho pode até procurar aulas de yoga em Lisboa e aulas de yoga no Porto ao fim do dia e fazer uma pausa antes de chegar a casa.

Mantenha hábitos e uma alimentação saudável 

Nós somos os que comemos. Infelizmente, quando andamos na correria do trabalho, muitas vezes “deslizamos” e acabamos por comer fora ou por encomendar. No entanto, é importante fazer refeições equilibradas, nutritivas e ricas em vitaminas para nos sentirmos bem e evitar a depressão!  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s