Ideias DIY para quarto de jovens que vão para outra casa/residência de estudantes

Para quem vai começar um novo ano da universidade, Setembro é um mês de mudanças. Fazer as malas, procurar uma nova casa ou um novo quarto, desfazer as malas e finalmente voltar a arranjar um “ninho” que se torne num espaço seguro. A maioria dos quartos para estudantes são impessoais e não têm personalidade – o que acaba por ser uma vantagem, porque assim é uma “tela em branco” que podem decorar ao vosso gosto. Por outro lado, o melhor é não pregar nada na parede, porque provavelmente o senhorio não vai achar grande piada. Então, que outras alternativas temos para decorar o quarto na residência de estudantes ou num apartamento partilhado?

Sistemas de Arrumação & Caixas

Sim, nós sabemos que encher o quarto de caixas não é um método de decoração muito sofisticado. Mas um quarto desarrumado rapidamente se vai tornar desconfortável, e nós queremos que este seja um espaço cómodo! De resto, são os pequenos detalhes que dão vida ao quarto que vai ser a vossa casa nos próximos meses: um cesto engraçado para a roupa suja, caixas que se podem esconder por baixo da cama, mini-cofres para guardar bijuteria e maquilhagem, uma estante de madeira para os livros… Além disso, são tudo coisas que podem levar convosco quando saírem deste quarto!

Candeeiro de Secretária

A maioria dos quartos tem iluminação de tecto e pouco mais. O problema é que esta luz raramente é suficiente! Talvez só venham a precisar de uma luz de secretária em Janeiro, quando chegar a primeira época de exames, mas esse dia vai chegar. Então, neste caso estamos a juntar a fome à vontade de comer: o candeeiro é um objecto útil e, ao mesmo tempo, pode dar outro ambiente ao quarto. Os candeeiros com um acabamento em cobre ou com cores garridas (vermelho, por exemplo) podem ser o suficiente para dar um “tchan!” ao vosso quarto na residência universitária.

Roupa de Cama

Se encontrarem um quarto no Porto ou em Lisboa onde caiba mais do que uma cama (e raramente é de casal) e a uma secretária, parabéns! Mas se fazem parte daquela minoria que só tem uma cama de solteiro do IKEA e uma secretária branca com uma cadeira que já viu melhores dias, então a roupa de cama é a vossa melhor oportunidade de tornar o quarto mais acolhedor e menos monótono. Escolham uma capa de edredon com um padrão de que gostem, uma manta confortável para o Inverno e o quarto já vai parecer um bocadinho mais a vossa casa. 

Plantas 

Ora bem, quando dizemos “plantas” não estamos a sugerir que compres um dragoeiro ou um canteiro para decorar o quarto – até porque não queremos partilhar um espaço tão pequeno com outro ser vivo que também precisa de oxigénio. Mas se por outro lado também não se querem resignar a uma existência solitária, podem adoptar um cacto, uma suculenta, um bonsai e, vá lá, porque não uma orquídea. Estas plantas que podem durar anos (pelo menos mais anos do que vai durar o vosso curso, se tudo correr bem) e serão as companheiras de quarto perfeitas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s